Estatuto Social

Fundação

Nossa história teve início em 29 de agosto de 1980 sob a intitulação Associação dos Operadores e Técnicos de Telecomunicações Policial do Estado de São Paulo – ASOTEPOL, sociedade civil que foi reestruturada em 27 de março de 1987, por força da Lei Complementar nº 494/86 que aglutinou as funções de Operador e Técnico de Telecomunicações Policial em um exclusivo título – Agente de Telecomunicações Policial do Estado de São Paulo, passando então a Instituição a denominar-se – Associação dos Agentes de Telecomunicações Policial do Estado de São Paulo – AGETEPOL, sendo que somente em 23 de maio de 1989, em virtude do que ordena a Constituição da República Federativa do Brasil, proclamada a 10 de outubro de 1988, em seu artigo 8º, inciso I, finalmente transforma-se no Sindicato dos Trabalhadores em Telemática Policial do Estado de São Paulo, identificada pela sigla – SINTELPOL.

O sindicato possui caráter assistencial, representativa de classe e sem fins lucrativos tendo como objetivo representar a categoria especificada em suas questões judiciais e administrativas, incessantemente na defesa dos direitos individuais e coletivos dos associados.

A Entidade tem como atribuição coordenar, defender, dirigir e proteger a classe representada, embasada em estudos sobre suas necessidades e interesses mediatos e imediatos no âmbito econômico, profissional ou social. Colaborar com as demais entidades civis ou governamentais, no sentido de praticar a solidariedade social, além de zelar pela observância dos padrões éticos, morais e legais dos integrantes da categoria.

É regido por estatuto e normas próprias e suas decisões, recursos e patrimônio, são definidos, fiscalizados e controlados por instâncias de decisão, administração, execução e fiscalização, o que lhe outorga caráter não governamental e de direito privado. Está registrado como entidade de âmbito nacional, conforme o estatuto, sob número 19450, no 6º Ofício de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, na data de 24 de julho de 1989.

A sua fundação teve origem em formato de uma reunião de cinquenta e oito Operadores e Técnicos, ativos e inativos, representantes da categoria na Rua Brigadeiro Tobias, 527, 14º andar, no auditório do Palácio da Polícia Civil.

PALAVRA DO PRESIDENTE

 Prezados colegas:

Cumpre ao sindicato: requerer, supervisionar a situação dos trabalhadores e desempenhar política sindical com o intuito de informar a classe que retrata sobre seus direitos.

A diretoria atual do Sindicato dos Trabalhadores em Telemática Policial do Estado de São Paulo-SINTELPOL, tem como premissa exercer o seu compromisso com pleno conhecimento de seus deveres. Participe do nosso quadro de associado. Filie-se ao SINTELPOL com pensamento de unificar, unir toda uma categoria para seu bem comum, nos termos previstos em Lei.

Valorizar e desenvolver o ser humano policial é a nossa luta, a fim de suprir as necessidades exigidas no cumprimento de suas demandas para prestar à sociedade um serviço público de melhor qualidade.

Agradecemos a todos e salientamos que estamos à disposição em nossa sede para quaisquer dúvidas.

 

GILDETE AMARAL

Presidente do SINTELPOL