Linha da CPTM dará acesso ao Terminal 1 do Aeroporto

Situada a 450 metros do Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, a Estação Aeroporto–Guarulhos da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está em fase final da construção e se destaca na paisagem urbana. Dos 21 mil metros quadrados de área construída, sobressaem a estrutura metálica em formato de abóbada, o concreto aparente, as paredes envidraçadas e o piso de granito. A expectativa é transportar 130 mil passageiros por dia na nova linha.

“A concepção do projeto com iluminação e ventilação naturais é para dar mais conforto e segurança aos passageiros e economizar custos de manutenção. Os espaços amplos estão projetados para atender à demanda até o ano 2030”, informa o engenheiro da CPTM Jackson Teixeira Eugênio. Ligação entre a capital paulista e o aeroporto internacional, a Linha Jade tem mais duas estações: a Guarulhos–Cecap, em estágio construtivo um pouco mais avançado do que a Aeroporto–Guarulhos; e a Engenheiro Goulart, cujas plataformas estão concluídas.

Primeira linha construída pela CPTM, a 13-Jade (Engenheiro Goulart–Aeroporto Guarulhos) tem 12,2 quilômetros de extensão: 4,3 quilômetros em superfície, 7,9 quilômetros em via elevada e seis obras de artes especiais para as travessias sobre as rodovias Ayrton Senna e Dutra e o Rio Tietê. Atualmente, 2,5 mil operários se revezam ininterruptamente para concluir a linha em março, informa o engenheiro responsável pelas obras. “A previsão é de que a linha entre em operação na fase de testes no mês de abril.”

Veja a notícia na íntegra.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar