Conheça História de São Paulo

Saber a importância da preservação de documentos é uma das metas da visita guiada promovida pelo Arquivo Público do Estado. A instituição é responsável pela formulação de políticas públicas de gestão documental para o Governo do Estado de São Paulo e possui rico acervo formado por mais de 34.645 metros lineares de documentação sobre a história de São Paulo.

Na visita monitorada, é possível observar como são feitas as técnicas de restauro e conhecer o acervo com mais de 400 mil imagens de documentos digitalizados e disponíveis para consulta aber a importância da preservação de documentos é uma das metas da visita guiada promovida pelo Arquivo Público do Estado. A instituição é responsável pela formulação de políticas públicas de gestão documental para o Governo do Estado de São Paulo e possui rico acervo formado por mais de 34.645 metros lineares de documentação sobre a história de São Paulo.

A visita, que dura mais de duas horas, leva estudantes e interessados a conhecer parte do acervo histórico, que contém documentos textuais, fotografias, mapas, ilustrações, jornais, revistas e livros do Arquivo Público do Estado, assim como ver como é o processo de restauro e conservação. Angela de França Bandeira Camarinha, do Núcleo de Ação Educativa, apresenta um pouco da história do prédio, que já abrigou uma fábrica de tapetes, e mostra imagens que revelam o acondicionamento errado de documentos. O edifício foi construído especialmente no ano de 2012 para ser arquivo e tem características específicas: há um tanque de água – recolhida da chuva – para resfriamento e controle da temperatura dos espaços, não há janelas e toda a parte hidráulica passa pelo lado externo para não haver risco de vazamentos e umidade. 

Veja a notícia na íntegra.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar